Exame de Densitometria Óssea | Clínica São Lucas

Densitometria Óssea

A Densitometria Óssea (DO) é o método para se medir a densidade mineral óssea (massa óssea), quantificando a perda óssea e o risco de fraturas. Também realiza a avaliação corporal por DXA (raio x de dupla energia), com dose insignificante de radiação, sendo o “padrão ouro” enquanto método científico para avaliação de composição corporal (massa muscular, massa gordurosa, gordura visceral e massa óssea).

Com baixa exposição à radiação, os aparelhos conseguem aliar rapidez e precisão na execução dos exames, levando aproximadamente 15 minutos. É o único método reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que permite o diagnóstico de osteoporose.

Para quem já possui osteoporose, é recomendado que se repita anualmente a densitometria óssea para que o médico acompanhe a evolução da doença.

Realizada em um aparelho especial que utiliza raios x para medir a densidade mineral óssea, o paciente senta ao lado ou deita-se na mesa de exame com as pernas esticadas e deve permanecer imóvel durante a realização do mesmo. É importante seguir as recomendações da equipe técnica que realizará o exame.