Exame de Ressonância Magnética | Clínica São Lucas

Ressonância Magnética

A Ressonância Magnética (RM) é um método de diagnóstico utilizado para obter imagens do interior do corpo humano sem o uso de raios-x ou outras formas de radiações ionizantes. Neste exame, o paciente é colocado em um campo magnético no qual se aplicam ondas de radiofrequência capazes de produzir imagens de alta qualidade das mais diversas regiões do corpo. 

O paciente que passará pelo exame de ressonância magnética é orientado a deitar e permanecer imóvel. Qualquer mínimo movimento pode prejudicar a captação das imagens, podendo inclusive inutilizar os dados coletados. Neste exame pode ser necessária a injeção endovenosa de um meio de contraste próprio da RM, para melhorar a eficácia na detecção ou caracterização de eventuais lesões, de acordo com a necessidade do exame.

Método moderno, seguro e indolor. Durante o exame é possível ouvir sons em intervalos regulares, que são sinais das imagens sendo captadas. Devido aos ruídos, será oferecido ao paciente protetores de ouvido ou um fone que lhe permite escutar música.