Exame de Tomografia Computadorizada | Clínica São Lucas

Tomografia Computadorizada

Tomografia Computadorizada (TC) é um método de diagnóstico que se utiliza dos raios X para realização de imagens das mais diversas partes do nosso corpo. Ao contrário do raio-X convencional, que faz uma imagem panorâmica da parte do corpo a ser examinada, ela adquire as imagens em "fatias". Estas "fatias" do nosso corpo são dispostas na tela de um computador e depois fotografadas. Com ela torna-se possível retratar as partes do corpo em três dimensões. Rápido e totalmente indolor, tendo a duração aproximada de 5 a 30 minutos, dependendo da parte do corpo a ser estudada.

O paciente deita em uma mesa que suavemente desliza por uma abertura do aparelho e registra as imagens internas do corpo. A pessoa examinada deve ficar imóvel e seguir as instruções da equipe, que estará sempre em contato visual e auditivo com a mesma.

 

NOVIDADE NA CLÍNICA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ: EXAME DE TOMOGRAFIA DE CORONÁRIAS

 

Tomografia de Coronárias

A Tomografia das artérias coronárias ou Angiotomografia é uma inovação na investigação das doenças do coração. Exame não invasivo e rápido, onde são avaliados os principais vasos do coração, com possíveis obstruções e malformações vasculares, que também pode avaliar o funcionamento do miocárdio.

Imagens em alta resolução

A Tomografia de Coronárias é realizada em poucas clínicas e hospitais do país, devido à necessidade de um equipamento de tomografia computadorizada de última geração. São 64 fileiras de detectores que cobrem uma grande área do coração e permitem imagens 2D e 3D em alta definição e detalhadas do coração e suas artérias.

Menos invasivo em comparação com outros exames

A maior vantagem desse exame do coração é o fato de poder detectar as obstruções das artérias sem necessidade de introdução de cateter, como ocorre no cateterismo.

Quando devo fazer exame de tomografia de coronárias e por quê?

A tomografia de coronárias é indicada na suspeita de doença coronariana, como histórico familiar de infarto do miocárdio e outros fatores de risco para coronariopatia (pressão alta, diabetes, colesterol alto) ou em casos de dor atípica no peito, no acompanhamento de cirurgias cardíacas de revascularização (pontes de safena) e para a identificação de cálcio nas paredes das artérias: o “escore de cálcio”.

Mais segurança para você e seu coração

Menos radiação - A tomografia de coronárias é um exame extremamente seguro, pois o método utiliza raios-X de baixíssimo nível de radiação e dentro do limite permitido.

Menos contraste - Uma grande vantagem do exame de tomografia de coronárias é que ele exige baixa quantidade de contraste iodado, que embora seja um composto seguro, pode ser contraindicado ou trazer riscos baixos para certos pacientes. E caso o objetivo do exame seja apenas a quantificação do Escore de Cálcio, o uso de contraste iodado ou de outros medicamentos é completamente dispensável.

O risco de complicações durante o exame é muito raro (0,001% para complicações alérgicas sérias devido o contraste iodado e 0,0000025% de risco de vida).

Além disso, o nosso diferencial é que você será acompanhado integralmente por um cardiologista especialista nesse tipo de exame e capaz de atender e resolver qualquer situação adversa que possa ocorrer.

Agende agora o seu exame

Nós da Clínica São Lucas estamos preparados para a realização do seu exame de Tomografia de Coronárias. Entregue seu coração a quem vai cuidar bem dele.

Para saber mais a respeito entre em contato com nossa equipe clicando aqui.