A densitometria óssea é um exame utilizado para diagnosticar a densidade mineral óssea do organismo. Também faz a avaliação corporal por DXA (Raio X de dupla energia), com baixa dose de radiação. O exame é utilizado com frequência para detectar osteoporose e osteopenia, constatando a diminuição da massa óssea de forma precoce e exata.
Atualmente, a densitometria óssea é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o principal método para o diagnóstico seguro da avaliação da massa óssea. Feita por meio de um equipamento especial que utiliza Raios X para medir a densidade mineral óssea, o paciente senta ao lado ou deita-se na mesa de exame com as pernas esticadas e deve permanecer imóvel durante a realização do procedimento.
É importante seguir as recomendações da equipe técnica para que tudo saia de acordo. Antes de começar, o paciente deverá trocar-se e colocar uma vestimenta própria utilizada para o procedimento. O aparelho de densitometria óssea passa pelas áreas a serem avaliadas em zigue-zague. A recomendação é que o teste seja realizado, no mínimo em dois ossos diferentes.