20-2-amamentacao-site

A importância do aleitamento materno

A amamentação é algo vital para o desenvolvimento saudável das crianças ao longo da vida. Protege os recém-nascidos de infecções e salva vidas. Também melhora o QI, o desempenho e a frequência escolar das crianças, além de reduzir o risco câncer de mama nas mães.

Entretanto, cinco em cada 20 bebês (52%) na América Latina e no Caribe não são amamentados em sua primeira hora de vida, o que é uma medida essencial para salvar vidas. Esse índice cai para apenas 38% no caso daquelas que até os 6 meses de idade são alimentadas exclusivamente com o leite da mãe. E só 32% continuam sendo amamentadas até os dois 2 anos de idade.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que os bebês sejam alimentados exclusivamente pelo leite da mãe até os seis meses e que a amamentação continue acontecendo, junto com outros alimentos, por até dois anos ou mais. Principais benefícios:

- É por meio do leite materno que o seu filho irá receber todos os nutrientes necessários;

- O ato de amamentar é extremamente benéfico para a saúde da criança, podendo aumentar a imunidade;

- Faz bem para a mãe e para o bebê, pois cria um laço de afetividade entre os dois;

- O contato que o bebê tem com a mãe ao ser amamentado é fundamental para acalmá-lo, reduzir o choro e a ansiedade que ele sente.

- Com o esforço que o recém-nascido precisa fazer para mamar, os pulmões e as vias respiratórias são fortalecidos, evitando o surgimento de catarro, chiados no peito, bronquites e asma.

Pré-agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Pré-agende seu exame conosco. Ligue (47) 3249-2922.