ddded

Alimentação & imunidade, o poder da dieta equilibrada

Por que basear a alimentação em uma grande variedade de alimentos in natura ou minimamente processados?

Alimentos de origem vegetal costumam ser boas fontes de fibras e de vários nutrientes e geralmente têm menos calorias por grama do que os de origem animal. Alimentos de origem animal são boas fontes de proteínas e da maioria das vitaminas e minerais de que necessitamos.

Com a complementação de pequenas quantidades de alimentos de origem animal, combinações de alimentos de origem vegetal – vários tipos de grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas e castanhas – constituem base excelente para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa e culturalmente apropriada.

Já os alimentos ultraprocessados têm composição nutricional desbalanceada, pois são habitualmente ricos em gorduras, açúcares e sódio, favorecendo o desenvolvimento de doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer, além de contribuir para aumentar o risco de deficiências nutricionais.

Por isso, a recomendação é evitar alimentos ultraprocessados. Os bons hábitos alimentares funcionam como fator protetor se adotados ao longo da vida.

Fonte: Ministério da Saúde/Saúde Brasil

Pré-agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Pré-agende seu exame conosco. Ligue (47) 3249-2922.