A alergia pode desencadear uma série de reações. A intensidade varia de uma simples coceira na pele até o mau funcionamento de órgãos. Portanto, é preciso estar sempre atento ao seu corpo. Os frutos do mar fazem parte do grupo dos sete alimentos mais propensos a provocar alguma reação alérgica.
Quem tem alergia a frutos do mar pode obter algumas variações, já que essa espécie é dividida em crustáceos e moluscos. Ou seja, uma pessoa que tem alergia a camarão pode não ter a peixe, por exemplo. A tropomiosina é a proteína que provoca a alergia. As reações podem aparecer em minutos ou horas após a ingestão. Entre os sintomas estão urticárias, vômitos, diarreia, falta de ar, tosse, sensação de garganta fechada, problemas para engolir, inchaço e caroços pelo corpo.
Para identificar se você possui alergia a frutos do mar, é importante fazer o teste da alergia. Só ele irá diagnosticar com precisão se o seu corpo possui alguma reação àquele alimento. Tenha atenção ao comprar alimentos, saiba a procedência dos animais para não haver problemas.
Se for degustar em estabelecimentos comerciais, deixe claro que você possui alergia. Algumas pessoas podem ter reações alérgicas só de encostar no crustáceo ou molusco, por isso a preparação deve ser individual e sem contato com os frutos do mar. Na ocorrência de alguma reação, procure imediatamente atendimento médico.