Na estação mais quente do ano é frequente a recomendação para que as pessoas se mantenham hidratadas. É não é para menos.
A água é o elemento mais abundante no ser humano, compondo 50% do corpo da mulher e 60% do corpo do homem. Um adulto pode perder 2,5 litros de água por dia sem fazer nenhum exercício e, no verão, essa perda é ainda maior.
Um dos principais motivos para manter a hidratação em dia é que a água mantém o organismo equilibrado e em pleno funcionamento. Confira a seguir os principais benefícios:
Força para os músculos
O movimento de contração dos músculos depende do volume de água presente nas fibras musculares. Se elas ficam murchas, fica mais difícil correr, erguer peso ou fazer algum esforço.
Contribui com o trânsito intestinal
Consumir quantidades adequadas de água ajuda a manter o funcionamento do intestino e também previne a prisão de ventre.
Previne o cálculo renal
Quanto maior a fluidez do líquido filtrado pelos rins, menor a possibilidade de a urina acumular partículas sólidas que dão origem às pedras nos rins.
Mantém a circulação sanguínea em ordem
A desidratação torna o sangue viscoso e favorece a queda da pressão arterial. A água assegura que todo o organismo seja regado e bem nutrido de sangue.
A pele também precisa ser hidratada
Maior órgão do corpo humano, a pele precisa de hidratação para manter a sua função de barreira, protegendo o corpo contra germes, micro-organismos e agentes causadores de alergia.