12-10-info-mamografia-site

Cai o número de mamografias no Brasil

O modo mais eficaz para detectar o câncer de mama é a Mamografia, exame de imagem que identifica possíveis nódulos cancerígenos. Porém, o número de mamografias feitas no Brasil está bem abaixo da média ideal indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 70% do público-alvo. Segundo dados apurados pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia, o total de mamografias feitas via SUS em 2017 foi de apenas 2,7 milhões, ou seja, 24,1% do total previsto de 11,5 milhões exames. Este é o menor número dos últimos cinco anos.

A SBM defende que isso acontece tanto pela dificuldade em agendar e realizar o exame, quanto pelas condições do SUS – equipamentos quebrados e falta de técnicos qualificados para operá-los. O mesmo estudo mostra que o Governo Federal investiu apenas R$ 122,8 milhões dos R$ 510,7 milhões previstos para atender ao número adequado de mulheres.

Como os dados da pesquisa foram baseados no Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) do DATASUS, os exames feitos pela rede privada ficaram de fora. Ou seja, é possível que o cenário seja um pouco melhor do que o retratado por esse levantamento. O câncer de mama é o segundo tipo de tumor maligno mais comum entre as mulheres no Brasil e no planeta, ficando atrás somente dos tumores da pele.

A São Lucas realiza esse exame com equipamentos de alta tecnologia, por isso agende já seu horário. Acesse a aba Agendamentos no menu superior ou ligue para: (47) 3249.2922.

Pré-agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Pré-agende seu exame conosco. Ligue (47) 3249-2922.