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Cinco dicas de como sair do sedentarismo

O sedentarismo é o grande vilão quando o assunto é saúde. A maioria das doenças poderia ser evitada ao adotar bons hábitos alimentares e praticar atividades físicas com regularidade, mas, em um mundo cada vez mais dinâmico, essa tarefa se torna difícil de realizar.

Produtos e serviços como controle remoto, delivery, computadores e elevadores fazem com que as pessoas se movimentem menos do que deveriam. O sedentarismo é relacionado à hipertensão, o infarto e a diabetes. E entre as principais consequências do sedentarismo está o sobrepeso, problema que continua crescendo no Brasil e no mundo.

O problema é ainda mais sério no caso dos idosos, que perdem mais rapidamente a massa muscular e se veem com mais chances de sofrerem com dores articulares e outras degenerações pelo organismo.

Realizar atividades físicas é extremamente importante para manter uma boa qualidade de vida e garantir a tão desejada longevidade. Existem várias atividades físicas que podem ser realizadas por qualquer pessoa, mas é importante realizar consulta com um médico no mínimo uma vez por ano para fazer uma checagem geral.

1 - Caminhadas perto de casa

Um bom começo para abandonar o sedentarismo é caminhar perto de casa. Para isso, basta colocar tênis e roupas apropriadas. Comece com o ritmo que achar mais confortável e aos poucos vá acelerando as passadas. O ideal é manter um ritmo acelerado com o tempo. Dê voltas pelo quarteirão e vá alternando as rotas conforme achar melhor, iniciando com uma caminhada de 30 minutos uma vez por semana. Assim que estiver mais confiante, aumente o tempo, a distância e os dias de exercício físico para manter uma frequência mais eficaz.

2 - Deixe o carro mais vezes em casa

Precisa ir na padaria? Na farmácia? Tente ir a pé. O mundo moderno faz com que o carro seja cada vez mais utilizado devido ao conforto e praticidade e isso faz com que as pessoas fiquem mais tempo sentadas. Para abandonar o sedentarismo é preciso deixar o carro mais tempo em casa, por isso aproveite as oportunidades que tiver de caminhar. Procure padarias, mercados e farmácias perto de casa. Leve o cachorro para passear. Convide amigos para caminhar e aproveite para colocar o papo em dia.

3 - Faça passeios de bicicleta

Avalie fazer um investimento em uma bicicleta que atenda as suas necessidades, há vários modelos com um bom custo-benefício. Com ela você pode ir a parques, passear com a família ou apenas vislumbrar o sol de pôr em um fim de tarde. Comece pedalando o suficiente para sentir que está fazendo esforço e, conforme estiver mais acostumado, aumente as pedaladas e a distância.

4 - Aprenda a gostar de escadas

Se você mora em um prédio, troque o elevador pelas escadas. O mesmo vale para o ambiente de trabalho ou qualquer lugar que tenha a oportunidade de subir e descer degraus. Esse tipo de exercício melhora consideravelmente o condicionamento físico e fortalece os músculos das pernas.

5 - Conheça melhor o seu bairro

Sair mais vezes de casa faz com que você fique mais tempo em movimento sem perceber, ainda mais se houver bares, restaurantes, lojas e feiras por perto para conhecer. Por isso reserve algumas horas para conhecer algo novo no seu bairro, isso também estimula o cérebro e a memória.

Não é preciso seguir todas essas dicas para sair do sedentarismo, basta encontrar a que for mais adaptável às suas necessidades. O importante é manter o foco e a frequência. O bem-estar e os benefícios chegam com o tempo. Movimente-se!

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