Uma a cada três crianças está com sobrepeso no Brasil. E em menos de uma década, a obesidade pode atingir 11,3 milhões de crianças, de acordo com um estudo divulgado pela Federação Mundial de Obesidade.
O aumento de peso da população é uma dura realidade e a obesidade infantil é considerada uma epidemia mundial pela Organização Mundial de Saúde (OMS), causada principalmente por maus hábitos alimentares e falta de atividade física.
O que fazer para combater a obesidade infantil?
O melhor tratamento para a obesidade, tanto para adultos quanto para crianças, é a prevenção. Para que isso aconteça, é preciso mudar maus hábitos e buscar uma rotina saudável que seja estimulante para o bem-estar de cada um. No caso das crianças, confira a seguir algumas dicas.
Estabelecer limites
Pais e responsáveis devem combinar com as crianças o dia da semana e as ocasiões em que é possível ser mais liberal na alimentação. Também devem dar o exemplo, de nada adianta oferecer um suco natural à criança se você está consumindo refrigerante.
Evitar lanches fora de hora
Ao beliscar a toda hora, crianças e adultos perdem o controle do que consomem sem perceberem. O ideal é comer mais vezes ao dia em porções moderadas.
Castigar não ajuda
“Se não comer toda a salada, vai ficar de castigo”. Esse tipo de atitude só vai aumentar a rejeição que a criança tem com relação a estes alimentos.
Sem brincadeiras à mesa
Nada de comer em frente à TV ou com celulares e joguinhos à mão. Estimule o seu filho a comer sem pressa, mastigando bem os alimentos.
Evite idas constantes a lanchonetes
Fazer lanches com frequência em lugares como shoppings e lanchonetes fará com que a criança ache a comida de casa sem graça.