9-5-diabetes-site

Conheça os sinais de alerta do diabetes

O diabetes é uma doença silenciosa que, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), acomete 16 milhões de brasileiros. Ainda de acordo com o estudo da OMS, a taxa de incidência da doença cresceu 61,8% nos últimos dez anos. O diabetes tipo 2 é o mais comum, geralmente afetando pessoas a partir dos 40 anos. Está relacionado à genética, envelhecimento, sobrepeso e sedentarismo.

A doença ocorre quando o pâncreas não consegue produzir insulina o suficiente para o organismo ou quando o corpo não consegue usar o açúcar de maneira eficiente. A insulina é o hormônio que controla a glicose no sangue e é fundamental para a manutenção do bem-estar do organismo, que precisa da energia dela para funcionar. As altas taxas de glicose podem causar problemas no coração, rins, artérias, olhos e nervos. Muitos pacientes só descobrem a doença quando surgem complicações graves, como alteração nos rins, infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). Independentemente do tipo, com o aparecimento de qualquer sintoma, é preciso fazer exames regularmente para checar a glicemia e detectar a doença o quanto antes.

Fique atento aos sintomas:

- Sede e vontade excessiva de urinar

Como o açúcar é pouco absorvido pelas células dos portadores de diabetes, ele acaba se acumulando na corrente sanguínea. O organismo precisa expelir o excesso e, por este motivo, os rins são acionados com frequência. Por conta disso, o paciente fica desidratado e com muita sede.

- Fome, cansaço e perda de peso

As células de quem tem diabetes não conseguem aproveitar a energia do açúcar proveniente dos alimentos. Com isso, o organismo é obrigado a utilizar outras fontes como gordura e proteínas, fazendo com que a pessoa perca peso. Mesmo se alimentando, o paciente sente fome e fadiga. A sensação é semelhante a de quando a pessoa está com pressão baixa.

- Visão turva

O excesso de glicose no sangue causa uma espécie de inchaço do cristalino (a lente dos olhos), alterando o seu formato e flexibilidade. Isso diminui a capacidade de foco, deixando a visão turva quando a glicemia está muito elevada, voltando ao normal após o controle da doença.

Pré-agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Pré-agende seu exame conosco. Ligue (47) 3249-2922.