21-6-asma-site

Conheça os sintomas da asma

A asma é uma condição em que as vias aéreas (pequenos canais de ar dos pulmões) de um indivíduo ficam inflamadas, estreitas e inchadas, além de acumularem muco, o que dificulta a respiração e provoca espasmos ou contrações no pulmão. É uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, juntamente com a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica.

Segundo a Iniciativa Global contra a Asma (GINA, siga em inglês) só no Brasil, três pessoas morrem em decorrência da doença, por dia. No país, são 6,4 milhões de asmáticos acima de 18 anos de idade, de acordo com o Ministério da Saúde.

Quais os sintomas da asma?

As principais características são dificuldade de respirar, chiado no pulmão, tosse seca, aperto no peito, respiração curta e sensação de sufoco. A asma afeta pessoas de qualquer idade. A maioria dos casos é diagnosticada na infância e é comum manifestar-se em mais de um indivíduo da mesma família.

Fatores de risco

Entre os fatores de risco que podem desencadear a asma destacam-se o fumo e a exposição a pólen, mofo, ácaros, poluentes do ar, gases químicos, inseticidas, poeiras e a própria fumaça de cigarro, que podem provocar a doença nas crianças.

Além disso, resfriados e gripes, o estresse emocional e a prática de exercícios de alta intensidade podem agravar os sintomas. O diagnóstico é obtido com a avaliação do médico, que realizará o exame físico e solicitar exames laboratoriais ou de imagem.

Pré-agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Pré-agende seu exame conosco. Ligue (47) 3249-2922.