A Densitometria Óssea (DO) é o método para se medir a densidade mineral óssea (massa óssea), quantificando a perda óssea e o risco de fraturas. Também realiza a avaliação corporal por DXA (RX de dupla energia), com dose insignificante de radiação, sendo o “padrão ouro” enquanto método científico para avaliação de composição corporal (massa muscular, massa gordurosa, gordura visceral e massa óssea).

Com baixa exposição à radiação, os aparelhos conseguem aliar rapidez e precisão na execução dos exames, levando aproximadamente 8 minutos. É o único método reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que permite o diagnóstico de osteoporose.
Para quem já possui osteoporose, é recomendado que se repita anualmente a densitometria óssea para que o médico acompanhe a evolução da doença.

Realizada em um aparelho especial que utiliza raios x para medir a densidade mineral óssea, o paciente senta ao lado ou deita-se na mesa de exame com as pernas esticadas e deve permanecer imóvel durante a realização do mesmo. É importante seguir as recomendações da equipe técnica que realizará o exame.

Densitometria de corpo inteiro

A densitometria por dupla emissão de Raios-X (DEXA) na avaliação da composição corporal, permite a medida tanto da massa óssea quanto do conteúdo corporal de gordura e massa magra.

É o único método que avalia diretamente todos os compartimentos corporais (massa óssea, massa muscular e água, massa gordurosa), sem inferir dados a partir da medida de apenas um compartimento. No exame da composição corporal por DEXA, a água corporal está incorporada ao compartimento de massa magra (músculos), não afetando a medida do conteúdo de gordura ou de tecido ósseo. Os demais métodos não invasivos para avaliação da composição corporal (análise da ativação de nêutrons, submersão na água, água marcada, potássio corporal total, etc) requerem a realização de mais de um destes exames para complementação de dados, pois avaliam apenas um compartimento corporal, inferindo os demais. Além disso são trabalhosos, caros e não estão disponíveis na prática clínica, ficando restritos aos laboratórios de pesquisa.

Existem inúmeras aplicações clínicas do estudo da composição corporal, particularmente na Medicina Esportiva, Obesidade, Anorexia, reabilitação motora de doenças neuromusculares e em avaliações nutricionais. Outras aplicações incluem a monitorização das alterações de massa magra e de gordura esperadas nos pacientes em uso de hormônio de crescimento, corticosteroides, esteroides sexuais e nos transplantados em uso de imunossupressores.

Uma vantagem adicional da Densitometria por DEXA é a determinação da composição regional, permitindo o estudo particularizado de braços, pernas, tronco e abdômen. A adiposidade abdominal, que está relacionada à resistência insulínica, dislipidemia e hipertensão arterial, representa um risco adicional para doença cardiovascular e diabetes.

O exame é particularmente útil em crianças pela praticidade e fornece uma ótima avaliação da aquisição de massa óssea.

Taxa de metabolismo

Realizado com parâmetros da densitometria óssea de corpo inteiro, calcula a Taxa de Metabolismo Basal (TMB), ou seja, a quantidade mínima de energia que o seu corpo consome diariamente, que equivale à quantidade de calorias necessárias para manter o seu peso atual. Auxilia em um plano nutricional e de atividades físicas.

Cálculo do risco de fratura (FRAX)

FRAX (ou Ferramenta de Avaliação de Risco de Fratura), é uma calculadora de risco que leva em conta aspectos como idade, sexo, peso, estatura, fatores de risco diversos (história pessoal ou familiar de fratura, uso de glicocorticoides, tabagismo, artrite reumatoide, osteoporose secundária, ingestão de álcool, e densidade mineral óssea) obtida na análise do densitômetro. Esse resultado se apresenta com a porcentagem da possiblidade de fratura do colo femoral em 10 anos.

AMIL

ASSEFAZ

ASPMI

BRADESCO

CLINIPAM

CASSI

DELEGACIA DA CAPITANIA DOS PORTOS

FUNSERVIR

GEAP

LIFE SAÚDE

LIFEDAY

MEDISERVICE

MEDPREV

PARANÁ CLÍNICAS

PREMIUM SAÚDE (CDL)

PETROBRÁS

PLADISA

POSTAL SAÚDE

REDE QUALIS

SECRETARIA DE SAÚDE DE ITAJAÍ

SC SAÚDE

SAÚDE CAIXA

SECRETARIA DE SAÚDE DE PENHA

SECRETARIA DE SAÚDE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

SOLUMEDI

SECRETARIA DE SAÚDE DE ITAPEMA

SULAMERICA

UNIMED

VALEMED

Pré-agende agora seu exame!

Aqui você pode pré-agendar exames e conferir seus resultados com mais rapidez e conforto.
Basta clicar no botão abaixo e seguir os passos. É fácil e rápido.