10-8-estresse-site

Depressão, estresse e o afastamento no trabalho

Nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade, do grau mais leve ao incapacitante. Os dados são da última pesquisa da Isma-BR – representante brasileira da ONG International Stress Management Association (ISMA), uma organização sem fins lucrativos especializada no assunto.

Nos últimos dez anos, a concessão de auxílio-doença devido a estes problemas aumentou 20 vezes, segundo o Ministério da Previdência Social. É comum que os doentes que apresentam transtornos de ansiedade e depressão fiquem mais de 100 dias longe de suas funções.

Além disso, uma pesquisa realizada pela Regus, especializada em escritórios flexíveis, para 60% dos entrevistados, o trabalho é a causa de se sentirem nervosos, irritados, cansados, tristes ou sem energia.

E mesmo aqueles que continuam indo para a empresa acabam tendo baixo desempenho, aumento dos problemas de saúde e piora na qualidade de vida, o que acaba interferindo em sua produtividade.

Algumas recomendações podem ajudar a aliviar o estresse no ambiente de trabalho:
- Desenvolva a autoconfiança.
- Ao chegar em casa, desligue o celular do trabalho e não entre no e-mail da empresa.
- Se possível, evite trabalhar em lugares insalubres, inadequados e desorganizados, que foquem somente nas metas e não reconheçam os esforços dos funcionários.
- Faça uma pausa entre as atividades. Isso ajuda a esfriar a cabeça, renovar as ideias e reduzir o desgaste.

Pré-agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Pré-agende seu exame conosco. Ligue (47) 3249-2922.