O dia mundial de doação de sangue é celebrado em 14 de junho, em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868), um imunologista austríaco que classificou os grupos sanguíneos no sistema ABO e descobriu o fator Rh. O sangue concentra quase todas as defesas do sistema imunológico do corpo.
Dependem deste ato solidário as pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas urgentes de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes e procedimentos oncológicos. O sangue é imprescindível para tratar feridos em situações de emergência e pacientes com doenças crônicas graves – como as doenças falciforme e talassemia – necessitando de doações, para que possam viver com uma melhor qualidade de vida.
Motivos para doar
1 – O sangue é imprescindível O sangue é o combustível que move o corpo do ser humano e faz com que os órgãos funcionem corretamente. Quem precisa de sangue depende exclusivamente da doação.
2 – Uma doação de sangue pode salvar muitas vidas Após a coleta, o conteúdo da bolsa é fracionado em componentes sanguíneos, podendo ser usado em até quatro pessoas.
3 – É um procedimento seguro Todo o processo é controlado pelos órgãos reguladores da saúde e segue regras rígidas, garantindo a segurança tanto de quem doa quanto de quem recebe. A doação de sangue não interfere no peso e nem diminui a quantidade do mesmo. O procedimento dura menos que 1 hora e a quantidade é de aproximadamente 500 ml.
4 – Seu organismo repõe rapidamente o sangue doado Um ser humano adulto, feminino ou masculino, possui em média cinco litros de sangue e, em uma doação, são coletados menos de 10% desse volume, que é reposto pelo organismo em 24h após a coleta.
5 – Ajudar outras pessoas faz bem para você também
Ao fazer uma doação, você dá início a uma corrente do bem: melhora a vida de uma pessoa que está doente, ajuda a melhorar a vida de parentes e amigos do paciente, propaga positividade inspirando boas práticas. Tudo isso retorna para o doador em forma de felicidade e satisfação.