27-6-dia-diabetico-site

Dicas para ajudar a controlar o diabetes

O diabetes é um mal da vida moderna. Dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que a quantidade de pessoas que sofrem com a doença quadriplicou nas últimas décadas.

A adoção de um novo estilo de vida é fundamental para que o paciente consiga conviver com a doença com menos sofrimento. Confira algumas dicas de como controlar o diabetes de forma natural.

Consulte um médico

Procurar ajuda especializada, é a melhor maneira para buscar o tratamento ideal e controlar o diabetes. Apenas um profissional médico qualificado possui conhecimento necessário para identificar o diabetes e combater a doença de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

Controle a dieta

A dieta possui papel fundamental no controle da doença. Saber quais os tipos de alimentos e a quantidade adequada a ser consumida permite que o paciente gerencie a taxa de açúcar no sangue.

Reduza o consumo de calorias e aumente a quantidade de nutrientes que ingerir. Quando uma pessoa consome mais calorias do que gasta, o organismo reponde aumentando a taxa de glicose no sangue. Priorize o consumo de carboidratos saudáveis, como grãos integrais.

Frutas e legumes são ricos em fibras, extremamente necessárias para o equilíbrio da taxa de açúcar no organismo. O consumo de fibras auxilia no controle da vontade de comer, evitando que o indivíduo se alimente fora de hora ou cometa exageros.

Outro fator importante é saber controlar as porções. Consumir alimentos doces e/ou gordurosos podem aumentar consideravelmente a quantidade de glicose. Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos são uma excelente maneira de eliminar a glicose do organismo por meio do suor. Além disso, melhoram a disposição, a resistência, a energia e reduzem o peso. Entretanto, realizar exercícios enquanto há pouco açúcar no sangue pode levar a uma condição conhecida como hipoglicemia, em que o corpo não possui açúcar suficiente para dar força aos músculos, podendo causar tontura, fraqueza e até desmaios. Para evitar que isso aconteça, leve junto com você um isotônico para beber ao fazer atividade física.

É importante ressaltar que as dicas são gerais e nunca substituem a consulta com um nutricionista ou médico qualificado.

Pré-agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Pré-agende seu exame conosco. Ligue (47) 3249-2922.