27-3-hernia-site

Dores nas costas? Conheça os tipos de tratamentos de hérnia de disco

A coluna vertebral é composta por vértebras em cujo interior está o canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. É entre as vértebras que estão localizados os discos, em forma de anéis, constituídos por cartilagem cuja função é evitar atrito entre os ossos e reduzir impactos.

Com o tempo os discos se desgastam favorecendo a ocorrência de hérnias, ou seja, a estrutura se desloca e comprime os nervos da região. Ocorre principalmente por excesso de peso ou quando a pessoa realiza atividades com grande esforço físico. É mais comum e homens entre 30 e 50 anos.

O diagnóstico pode ser feito com a análise dos sintomas acompanhada de exames como RX, tomografia e ressonância magnética para determinar o tamanho e o exato local da lesão.

Tipos de tratamento

Medicamento, fisioterapia e exercícios Analgésicos, antiinflamatórios, relaxantes musculares e medicamentos que buscam controlar o funcionamento dos nervos da coluna. O tratamento pode ser aliado com fisioterapia, massagem, pilates ou yoga de modo a reforçar a musculatura.

Injeções localizadas por radioscopia Trata-se de um método realizado por meio de injeções precisas que injetam o medicamento na superfície do nervo com o disco. A precisão é permitida por meio da radioscopia (uma câmera de raio X que faz imagens em tempo real). O tratamento ajuda a desinflamar as estruturas acometidas pela hérnia, proporcionando qualidade de vida ao paciente.

Procedimento cirúrgico Se os métodos anteriores ainda não forem suficientes, o processo cirúrgico pode ser realizado para a descompressão do nervo que possa estar pressionado e a melhora das condições do disco que sofreu a hérnia. Este procedimento é realizado em menos de 5% dos casos.

Pré-agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Pré-agende seu exame conosco. Ligue (47) 3249-2922.