10-7-mioma-site

Entenda o que são os miomas

Mioma é um tumor benigno formado por tecido muscular. Acomete o útero e pode provocar sangramento excessivo ou comprimir estruturas adjacentes, principalmente a bexiga. Formado por fibras musculares, ele surge pela reprodução anormal das células e é mais frequente em mulheres acima dos 35 anos.

É uma enfermidade de pouca gravidade e, ao contrário da crença popular, um mioma não se transforma em câncer maligno. Na maioria dos casos há regressão espontânea, mas algumas mulheres apresentam sintomas que justificam o tratamento, principalmente quando limita o estilo de vida delas.

Os sintomas podem ser o aumento abundante do fluxo menstrual, aumento do volume do abdômen, dor, anemia, abortos e compressão sobre a bexiga e o intestino, podendo provocar desconforto urinário e gastrointestinal.

Como ocorre o diagnóstico?

O diagnóstico pode ser realizado durante a consulta, por meio do levantamento do histórico da paciente e pelo toque vaginal. Os exames de diagnóstico por imagem, como o ultrassom e a ressonância magnética, também podem ser solicitados pelo médico.

Tem tratamento?

A embolização é a técnica mais sugerida por ser minimamente invasiva e apresentar bons resultados: através da artéria femoral, partículas impactantes são introduzidas na circulação para interromper o fluxo de sangue que nutre o mioma.

Caso identifique os sintomas, procure orientação de um médico.

Pré-agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Pré-agende seu exame conosco. Ligue (47) 3249-2922.