post-link-tomografia-03ago2018-sao-lucas

A evolução da Tomografia Computadorizada

A Tomografia Computadorizada foi idealizada em 1967 pelo engenheiro eletrônico Godfrey Hounsfield e pelo físico sul africano Allan Cornack, que se basearam em estudos e princípios do matemático australiano Johann Radon, feitos em 1917. A construção da primeira máquina de tomografia ocorreu em 1972, no Thorn Emi Central Research Laboratories, na Inglaterra. Eles ganharam o Prêmio Nobel de Medicina, em 1979, pelo feito.

É um método não invasivo, prático, rápido e de excelente precisão diagnóstica. No início, as imagens eram reproduzidas de forma borrada, mas hoje são tridimensionais, nítidas e de alta resolução. A principal vantagem da TC é que permite o estudo por ‘cortes’ do corpo humano vivo, além ainda de apresentar maior distinção entre dois tecidos e densidade, ao contrário da radiologia convencional. Por isso, é possível detectar ou estudar anomalias que não seriam visualizadas em outros exames ou de outra forma que não seja invasiva, sendo assim um exame diagnóstico de grande funcionalidade.

Como funciona?

O exame consiste em uma imagem que representa uma seção ou ‘fatia’ do corpo do paciente. É obtida através do processamento por computador da informação recolhida após expor o local a uma sucessão de raios X. Para isso, o paciente é colocado em uma mesa que se desloca para o interior do tomógrafo, que é um anel de cerca de 70cm de diâmetro. Ao redor desse equipamento passam os raios que captam a radiação e transmitem a informação ao computador.

A São Lucas trabalha com equipamentos de alta tecnologia, por isso agende já o seu exame. Acesse a aba Agendamentos no menu superior ou ligue para: (47) 3249.2922.

Pré-agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Pré-agende seu exame conosco. Ligue (47) 3249-2922.