16-7-pre-natal-site

Exames pré-natais que toda grávida deve fazer

A gestação é um período que pede exames específicos para que pais e médicos possam acompanhar o desenvolvimento do bebê e detectar possíveis problemas que possam afetar o curso normal da gravidez. Após o resultado confirmado a gestante deve procurar um médico especialista para iniciar o pré-natal.

Quais exames são necessários durante a gravidez?

Os principais exames a serem realizados durante o pré-natal são:

- Tipagem sanguínea e fator Rh: esse exame identifica o tipo de sangue da gestante. Se ela tem Rh negativo e o pai do bebê tem Rh positivo, ela deve fazer um outro exame durante o pré-natal, o Coombs Indireto. Após o nascimento, caso o bebê tenha Rh positivo, a mulher deverá tomar uma vacina em até 3 dias após o parto, para evitar problemas na próxima gestação.

- Hemograma: identifica problemas como a anemia (falta de ferro no sangue), que é comum na gravidez e deve ser tratada.

- Eletroforese de hemoglobina: identifica as doenças falciforme ou talassemia, que são hereditárias e requerem cuidados especiais na gravidez.

- Glicemia: mede a quantidade de açúcar no sangue. Se estiver alta, pode indicar diabetes. - Exames de urina e urocultura: identificam a presença de infecção urinária, que deve ser tratada ainda durante o pré-natal.

- Teste rápido de sífilis e VDRL: identificam a sífilis, doença sexualmente transmissível que pode passar da gestante para o bebê durante a gravidez.

- Testes de HIV: identificam o vírus causador da AIDS, doença que compromete o sistema de defesa do organismo, provocando a perda da resistência e da proteção contra outras doenças. Pode ser transmitido da mãe para o filho durante a gravidez, o parto ou a amamentação. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, maior a chance de a mulher e seu bebê ficarem saudáveis.

- Testes para hepatite B (AgHBs): identificam o vírus da hepatite B, que também pode passar da mãe para o bebê durante a gravidez. Caso você tenha o vírus, seu bebê poderá ser protegido se receber a vacina e a imunoglobulina para hepatite B nas primeiras 12 horas após o parto.

- Teste rápido para hepatite C (anti-HCV): identifica o contato prévio com o vírus da hepatite C, que deve ser confirmado por um outro exame (HCV-RNA).

- Ultrassonografia: são feitos ultrassons de vários tipos, um em cada trimestre da gestação. O ultrassom transvaginal é feito para verificar a viabilidade da gestação, para confirmar idade gestacional e para afastar qualquer hipótese de gravidez fora do útero. O ultrassom morfológico é feito para verificar como o feto está se formando e afastar a suspeita de má formação e anencefalia. E o ultrassom, que mede os batimentos cardíacos, é realizado para descartar eventuais problemas de saúde conforme o bebê vai se desenvolvendo.

- Exames para o pai: todos os homens adultos, jovens e adolescentes que participam do pré-natal têm direito a realizar exames para sífilis (teste rápido e VDRL), anti-HIV (teste rápido), hepatites virais B e C (testes rápidos), tipo sanguíneo e fator Rh, hemograma, lipidograma, glicose e eletroforese de hemoglobina.

O ideal é que a mulher procure um médico ginecologista logo que a gravidez for confirmada. Desta forma é possível detectar possíveis fatores de risco ao longo da gestação com antecedência.

Pré-agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Pré-agende seu exame conosco. Ligue (47) 3249-2922.