post-link-mamografia-03ago2018-sao-lucas

Mamografia é fundamental!

Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo. No Brasil é o segundo tipo com maior incidência, perdendo apenas para o de pele. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que a cada ano apareçam cerca de 28% de novos casos – totalizando 59,7 mil somente em 2018. O câncer de mama também acomete homens, apesar de ser raro (1%).

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros não. Porém, quanto antes for detectado resulta em uma maior probabilidade de sobrevivência e tratamentos menos dispendiosos. Até o primeiro semestre desse ano o INCA registrou 14.388 mortes pela doença, sendo 181 homens e 14.206 mulheres. A situação no mundo é ainda mais preocupante: segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, da Organização Mundial da Saúde, um a cada quatro tipos de câncer que afetam as mulheres é de mama. Estima-se que a cada ano surjam 1,6 milhão de novos casos. A taxa de morte pela doença também assusta: mais de 500 mil anualmente.

Como prevenir?

Ter uma vida saudável é uma boa opção para prevenir o câncer de mama. Segundo o INCA, 30% dos casos podem ser evitados com bons hábitos. Entre as recomendações estão a prática regular de atividade física, uma alimentação saudável, manter um peso adequado, amamentar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

A campanha ‘Se toque’ difunde a forma mais simples de descobrir alterações na mama. Apesar de ser relativamente raro surgirem pacientes com idade inferior aos 35 anos, o Instituto incentiva que todas as mulheres se autoexaminem. E isso dá resultado: mais de 60% dos casos de câncer de mama são descobertos pelas pacientes.

E para confirmar é essencial realizar a mamografia, um tipo especial de radiografia das mamas que é capaz de revelar a existência do câncer – antes mesmo que as lesões sejam palpáveis. O exame também pode ajudar a verificar a necessidade de tratamentos intensivos para os tumores e conservação da mama, caso seja necessária uma cirurgia. A mamografia é realizada com um aparelho de raio X, atualmente em sistema digital.

Recomenda-se que mulheres entre 35 e 40 anos realizem o primeiro exame. Dos 40 aos 50 anos, o médico definirá a frequência e após os 50 é recomendado que a paciente faça a mamografia anualmente.

A São Lucas trabalha com equipamentos de alta tecnologia, por isso agende já o seu exame. Acesse a aba Agendamentos no menu superior ou ligue para: (47) 3249.2922.

Pré-agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Pré-agende seu exame conosco. Ligue (47) 3249-2922.