A Radiologia é a especialidade médica que estuda órgãos e estruturas do corpo por meio de imagens, formadas com o uso do Raio-X e outras tecnologias. O médico radiologista precisa, após concluir os seis anos da faculdade de Medicina, fazer no mínimo três anos de residência em Radiologia. Com essa formação, fica apto para atuar nas diferentes modalidades de diagnósticos de imagem.
Além de acompanhar e ser o responsável pelos equipamentos cabe ao médico radiologista interpretar as imagens geradas pelos exames e emitir o diagnóstico. Com isso, o médico solicitante poderá proceder o tratamento mais adequado para o paciente.
Os exames podem gerar muitas imagens, como a Ressonância Magnética, que pode totalizar mais de duas mil. Um estudo feito em 2011 pela Universidade de São Paulo (USP) concluiu, após uma pesquisa com 25 radiologistas, que eles demoram pouco mais de um segundo para identificar lesões apontadas na radiografia. No caso do estudo, eram lesões no tórax. Segundo os dados apurados, fazer esse diagnóstico ativa as mesmas regiões do cérebro utilizadas quando reconhecemos o desenho de um objeto ou uma letra. Foi a primeira vez que um estudo investigou e revelou a capacidade de interpretação de imagens por médicos radiologistas, que reconhecem o problema muito rapidamente.
Fonte: Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
A São Lucas trabalha com equipamentos de alta tecnologia, por isso agende já o seu exame. Acesse a aba Agendamentos no menu superior ou ligue para: (47) 3249.2922.