1-11-novembro-azul-blog

Novembro Azul: é para alertar a saúde do homem.

Este mês é conhecido como Novembro Azul, um movimento mundial para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se a ocorrência de 68 mil casos por ano no Brasil, sendo esse o segundo mais comum entre os homens — só fica atrás dos tumores de pele não-melanoma. As maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos de diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Apesar de ser extremamente frequente, a boa notícia é que dá para flagrar essa doença com antecedência por meio de alguns exames de rotina, como o toque retal e o PSA. O tratamento também avançou muito nos últimos tempos e é capaz de curar uma grande parcela dos pacientes.

Novembro Azul é para prevenção, faça seus exames.

Pré-agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Pré-agende seu exame conosco. Ligue (47) 3249-2922.