24-01-ouvidos-site

Banho de mar favorece ocorrência de inflamação no ouvido

Um banho de mar é ótimo para refrescar o corpo e amenizar o calor do verão. Mas uma simples água no ouvido pode causar inflamações, principalmente nas crianças, por isso é preciso estar atento.

Qualquer infecção no ouvido é chamada de otite, sendo que a mais frequente ocorre na região da orelha média, onde se localiza a tuba auditiva, que estabelece a ligação com o nariz. A infecção nesta região é chamada de otite média aguda. Ela ocorre quando a água tira a proteção natural que é a membrana do tímpano. Sem a membrana, os ouvidos ficam vulneráveis a bactérias e vírus.

Os pais devem estar atentos aos sintomas, geralmente caracterizados por dor de ouvido muito forte, diminuição da audição, febre, falta de apetite e secreção local. Se a doença não for tratada corretamente, pode levar à perda da audição.

Para prevenir a otite é indicado uma consulta ao médico antes de uma temporada na praia ou na piscina. Ele pode indicar protetores auriculares de acordo com cada caso e, também sugerir cuidados adequados.

Agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Agende sua consulta conosco. Ligue (47) 3249-2922.