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Como ter uma boa noite de sono

A insônia afeta 63% da população brasileira adulta, de acordo com dados do Instituto do Sono. A falta de sono pode ocorrer em qualquer idade e por motivos variados, sendo o principal deles o estresse do dia a dia e com a produção insuficiente de serotonina, neurotransmissor que regula o ritmo e a qualidade do sono.

Apesar de o acesso a medicamentos que ajudam a dormir, a automedicação deve ser evitada. O ideal é buscar boas práticas e mudança de comportamento que estimulem a produção do neurotransmissor e proporcione bem-estar e qualidade para as noites de descanso.

Pelo menos quatro horas antes de dormir, evite ingerir bebidas e alimentos com cafeína como chocolates, cafés e chás. Também evite ingerir bebidas alcoólicas, porque elas irritam o estômago, dão sede e aumentam a vontade de ir ao banheiro durante a noite.

Crie uma rotina consistente de sono. Habitue o seu corpo a ir para a cama e acordar sempre nos mesmos horários. O metabolismo demora alguns dias para se acostumar às oscilações de horário, por isso mantenha a rotina de sono até mesmo nos fins de semana.

Caso não consiga pegar no sono em 30 minutos, realize uma atividade relaxante como ouvir música ou ler um livro para ajudar a dormir. Em caso de persistência da insônia por mais de quatro semanas, procure ajuda de um médico especialista.

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