21-11-gestante-site

Cuidados durante a gravidez: a importância do ácido fólico

O ácido fólico, ou folato, é um nutriente muito importante na gravidez, mas a sua deficiência ao longo de todo o ciclo de vida, incluindo a idade adulta, pode ter consequências.

O ácido fólico é também conhecido como vitamina B9 e é encarregado de reduzir o risco de deficiências no cérebro e na coluna vertebral do bebê durante a gestação, chamadas deficiências do tubo neural.

No primeiro mês de gestação, o tubo neural se transforma no cérebro e na medula espinhal do bebê. Este é o período de maior risco para a formação de deficiências. Os médicos recomendam o aumento da ingestão do ácido fólico dois meses antes da concepção, se possível.

A vitamina pode ser encontrada em frutas, vegetais de folhas verdes escuras e grãos, mas a quantidade geralmente ingerida em uma alimentação regular não chega a cobrir a quantidade necessária, por isso há suplementos multivitamínicos disponíveis nas farmácias, pois estes são absorvidos mais facilmente pelo corpo.

Os benefícios do ácido fólico não se limitam à gravidez. É um elemento importante na produção de glóbulos vermelhos, que previne doenças do coração. Estudos científicos recentes mostram que a vitamina também diminui a incidência de câncer de colo do útero e de cólon. Outros efeitos benéficos são a prevenção de úlceras bucais, a melhoria da pele e o aumento do leite materno.

Se você está planejando uma gravidez, visite seu médico para que ele indique um suplemento de ácido fólico adequado. Se já estiver grávida, é importante tomar todos os dias as doses adequadas e recomendadas.

Agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Agende sua consulta conosco. Ligue (47) 3249-2922.