20-10-dia-osteoporose-site

Dia Mundial da Osteoporose – doença que atinge mais de 10 milhões de brasileiros

O número de brasileiros com mais de 60 anos superou os 30 milhões em 2017, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada em abril deste ano. Desde 2012, esse número aumentou 19% e a previsão do IBGE é que até 2060 a população idosa brasileira quadruplique – uma em cada quatro pessoas será 60+. Por conta do envelhecimento da população, o número de pessoas com doenças relacionadas à idade aumenta. Neste dia 20 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Osteoporose, doença que afeta mais de 10 milhões de brasileiros segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF). A doença não tem cura, mas tem tratamento e pode ser prevenida.

Um dos maiores problemas da atualidade é que a maioria das pessoas que têm a doença ainda não recebem tratamento, pois ainda não têm o diagnóstico da osteoporose, o que depende de exame específico. Os sintomas nem sempre são perceptíveis, já que a pessoa só sente dor quando apresenta fratura, sendo as mais comuns no punho e coluna. A osteoporose é metabólica e enfraquece os ossos: a cada sete ou 10 anos o corpo humano renova toda a sua estrutura óssea e a doença prejudica essa nova formação.

As mulheres são as que mais sofrem com a osteoporose. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) a doença tende a atingir 25% das mulheres com mais de 50 anos e que passaram pela menopausa. Os homens também são afetados: 10% deles sofrem da doença. A falta de estrogênio nas mulheres e testosterona nos homens deixa os ossos enfraquecidos, exigindo cuidados. Em estágio mais avançado, a osteoporose pode causar problemas graves, como a fratura do quadril que pode prejudicar seriamente a mobilidade.

Prevenção

É possível prevenir a osteoporose mantendo uma dieta balanceada e rica em cálcio (presente no leite, sardinha, soja, espinafre). As mulheres a partir dos 40 anos, e os homens aos 50 devem redobrar a atenção quanto à ingestão de cálcio. A osteoporose não tem cura, mas tem tratamento, por isso é recomendável evitar o consumo em excesso de café, cigarro e álcool, que são fatores de risco.

O diagnóstico da doença é feito por meio do exame da Densitometria Óssea. A São Lucas o realiza com equipamentos de alta tecnologia e profissionais capacitados. Agende já seu exame na aba Agendamentos no menu superior ou ligue para: (47) 3249.2922.

Agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Agende sua consulta conosco. Ligue (47) 3249-2922.