28-11-estudopremiado-site

Estudo garante eficácia no diagnóstico de pessoas com risco de infarto

Um estudo feito pelo Instituto do Coração - InCor (HC FMUSP) de São Paulo, que contou com a participação da médica cardiologista da São Lucas, Dra. Gabriela Liberato, comprovou a eficácia da angiotomografia de coronárias para detectar o risco de infarto logo no início da doença.

A pesquisa ‘Avaliação prognóstica no seguimento de longo prazo dos pacientes submetidos a Angiotomografia de Coronárias’ também foi premiada pelo principal Congresso Internacional de Cardiologia -, realizado em novembro pela American Heart Association, em Chicago, nos EUA. Este congresso contou com a presença de quase 15 mil médicos e pesquisadores de mais de 100 países, e somente os 10 melhores trabalhos foram premiados. De acordo com a pesquisadora Dra. Gabriela Liberato, as pessoas que apresentaram lesões nas veias coronárias, ainda que pequenas, tem grandes chances de infarto e outros problemas cardíacos ao longo da vida.

Os profissionais responsáveis pela constatação acompanharam 222 pacientes durante 10 anos que realizaram angiotomografia de coronárias e avaliaram como o exame pode ajudar na identificação dos problemas cardíacos e no acompanhamento de longo prazo dessas pessoas. O estudo é uma das mais longas análises já realizadas com o exame de angiotomografia. “Nosso estudo colabora para que as pessoas possam ter um diagnóstico precoce do risco de infarto e possam iniciar o acompanhamento médico mais cedo, a fim de prevenir problemas mais sérios no futuro. Para o médico, este exame complementa o raciocínio clínico com o objetivo de auxiliar no diagnóstico, e melhor acompanhamento no dia a dia do seu paciente”, complementa Dra. Gabriela.

Angiotomografia

Diabetes, hipertensão, tabagismo, história familiar infarto, entre outros aumentam a chance de obstrução (entupimento) nas artérias do coração. A Angiotomografia de coronárias, ou tomografia computadorizada do coração, é um exame fácil, rápido, não invasivo, capaz de identificar placas de gordura ou cálcio no interior das artérias coronárias, utilizando equipamentos modernos em 3D. Este exame pode ser solicitado na avaliação dos vários tipos de dores no peito e para investigação do risco de infarto. Conseguimos detectar até mesmo as menores obstruções coronarianas resultantes do acúmulo de placas de gordura ou cálcio no interior das artérias, que não seriam identificadas em um exame comum, como no teste ergométrico ou cintilografia, por exemplo.

Converse com seu médico e em caso de dúvidas sobre como realizar este exame, fale com os profissionais da São Lucas!

Sobre a Dra. Gabriela Liberato: é formada em medicina na Universidade Federal do Paraná, fez residência em Cardiologia no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia em São Paulo. Especialista em Tomografia e Ressonância Magnética Cardiovascular pelo InCor (HC FMUSP) em São Paulo com sub-especialização de Imagem em Cardiopatias Congênitas no Boston Children’s Hospital (Harvard Medical School - EUA). Atualmente é médica na clínica São Lucas e pesquisadora no InCor em São Paulo.

Agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Agende sua consulta conosco. Ligue (47) 3249-2922.