27-12-lactose-site

Intolerância à lactose

Um simples copo de leite ou iogurte pode causar mal estar para quem tem intolerância à lactose. Ela ocorre quando o indivíduo nasce sem a enzima que quebra e decompõe os açúcares presentes no leite, ou quando deixa de produzi-las ao longo da vida, seja pelo envelhecimento ou por lesões no intestino. A pessoa sente sintomas como náuseas, dores, diarreias e inchaço.

É importante não confundir com alergia à lactose. A alergia é uma reação imunológica adversa à proteína, que ocorre depois de ingerir uma porção, independente da quantidade. A mais comum é a alergia ao leite de vaca.

Como diagnosticar?

Pesquisas revelam que a intolerância à lactose atinge cerca de 40% dos brasileiros e os exames para identificar o problema são cada vez mais precisos. Além da avaliação clínica, o diagnóstico pode ser feito pelo teste de hidrogênio na respiração, teste de intolerância e teste de acidez nas fezes.

O problema pode ser controlado com dieta e medicamentos, e é sempre recomendável procurar um especialista quando os sintomas forem constatados. Em um primeiro momento orienta-se cortar os alimentos com lactose para aliviar os sintomas. Depois deste processo, os alimentos são acrescentados aos poucos na rotina do indivíduo, a fim de testar o nível de desconforto conforme a quantidade for ingerida. Essa conduta é tomada para manter a oferta de cálcio no organismo, indispensável para a formação de massa óssea saudável.

A intolerância à lactose não é uma doença e sim uma carência do organismo, mas isso não impede que a pessoa tenha uma vida saudável. É possível ter uma vida normal, desde que a dieta seja seguida corretamente e que tenha uma orientação profissional durante o tratamento.

Agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Agende sua consulta conosco. Ligue (47) 3249-2922.