3-12-tomografia-lyon-site

O que é e para que serve a tomografia computadorizada com Protocolo de Lyon?

A Clínica São Lucas possui uma grande variedade de exames por imagem. Uma delas é a tomografia computadorizada do joelho com Protocolo de Lyon, mas você sabe o que é e para o que serve este exame?

A tomografia computadorizada do joelho é um exame que analisa as anormalidades ou instabilidade articular entre a patela e a tróclea (local do fêmur que articula com a patela). A instabilidade na articulação desses ossos é um dos problemas mais frequentes da articulação do joelho, sendo mais comum em mulheres.

A característica mais comum da doença é a sensação de que o joelho vai deslocar a cada momento. Esse sintoma varia com o grau de instabilidade.

Protocolo de Lyon / TAGT

As tomografias são realizadas de várias formas, mas a do joelho, especificamente, precisa de um método chamado Protocolo de Lyon/ TAGT. Neste processo são efetuadas várias medições entre as quais se destacam a medição do TA-GT (distância da tuberosidade anterior da tíbia à garganta troclear), a báscula e o desvio externo da patela (ou rótula).

Este tipo de exame foi descrito pela escola francesa de Lyon (por isso esse nome). Por meio desse exame é possível determinar valores desenvolvidos para definir o encaixe da patela no plano coronal e o formato ósseo da patela em diferentes graus de flexão e em contração muscular.

Esse protocolo emite um resultado mais detalhado do grau de instabilidade no joelho de forma a contribuir com um diagnóstico médico preciso e um tratamento eficiente.

Converse com o seu médico e agende seu exame na São Lucas!

Agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Agende sua consulta conosco. Ligue (47) 3249-2922.