16-5-celiaco-site

Saiba como diagnosticar e tratar a doença celíaca

A doença celíaca reage de forma agressiva ao entrar em contato com o glúten (proteína presente em cereais como cevada, trigo, malte e centeio). É que o sistema imunológico entende que se trata de um corpo estranho que deve ser combatido.

A partir disso, a próprias células de defesa imunológica agridem as células do organismo, ocasionando um processo inflamatório que ataca as paredes do intestino delgado, causando lesões e dificultando a absorção de nutrientes. O celíaco pode apresentar diarreia, prisão de ventre, perda de peso, anemia e cólica.

Diagnóstico

O diagnóstico é mais comum na infância, entre o primeiro e o terceiro ano de vida da criança, quando os cereais começam a ser integrados na dieta dos pequenos. Mas, há casos que são identificados apenas na fase adulta, quando o paciente já apresenta carências nutricionais graves pela falta de sintomas específicos. Exames de sangue e biópsia do intestino são alguns dos meios solicitados pelos médicos para detectar a doença.

Tratamento

Infelizmente a doença celíaca não tem cura, mas é possível tratar os sintomas de desconforto. Depois de diagnosticado, é necessário acompanhamento de um gastroenterologista para dar início a um tratamento adequado, estabelecendo uma dieta que elimine trigo, cevada, centeio e outros grãos que contenham glúten.

Agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Agende sua consulta conosco. Ligue (47) 3249-2922.