13-3-sindrome-panico-site

O que é a Síndrome do Pânico?

A Síndrome do Pânico ocorre quando o indivíduo sente um medo súbito e um grande desespero, achando que alguma coisa ruim irá acontecer a qualquer momento. A pessoa acredita que vai morrer de ataque cardíaco, porque ela sente falta de ar, o coração fica acelerado e o corpo começa a suar.

Depois da primeira crise, o medo de ocorrer o mesmo episódio novamente aumenta, trazendo insegurança e elevando o nível de ansiedade e estresse, comprometendo a qualidade de vida da pessoa que encontra-se nesta condição.

O que caracteriza o pânico é a maneira repentina e inesperada que os sintomas aparecem. Bastam 30 segundos para o paciente ser tomado inexplicavelmente por sintomas como boca seca, tremores, taquicardia, falta de ar, mal-estar na barriga ou no peito, sufocamento e tonturas.

Muitas vezes, tudo isso vem acompanhado da sensação de que algo trágico, como morte súbita ou enlouquecimento, está por acontecer. Nesses casos, é comum a pessoa ter uma reação de perda de controle e sair à procura de socorro.

É uma doença que tem cura. Para tratar a Síndrome do Pânico a orientação dos especialistas é aliar terapia, uso de medicamentos e exercícios físicos. Meditação e ioga também são atividades que ajudam a amenizar o estresse. Caso tenha identificado alguns dos sintomas, converse com o seu médico.

Pré-agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Pré-agende seu exame conosco. Ligue (47) 3249-2922.