7-12-tomografia-site

O que é tomografia computadorizada?

A tomografia computadorizada é um exame que auxilia no diagnóstico de doenças nos ossos e nos órgãos, além da localização de tumores, infecção ou coágulo. Ela produz imagens muito mais detalhadas do que a radiografia convencional, por exemplo.

É método de diagnóstico que utiliza imagens produzidas a partir da emissão de vários feixes de raios X por meio de um tubo que gira ao redor do paciente. Não é um exame invasivo, por isso pode ser realizado em qualquer parte do corpo.

O procedimento é realizado por um técnico em radiologia e depois analisado pelo médico da especialidade que está sendo investigada.

Tipos de tomografia

Tomografia de crânio: indicada para investigação de traumas, infecções, ocorrência de hemorragia, hidrocefalia, presença de aneurismas ou nódulos.

Tomografia de abdômen e de pelve: solicitada para avaliar a evolução de tumores e abscessos, além de verificar a ocorrência de apendicite, litíase, malformação renal, pancreatite, pseudocistos, lesões no fígado, cirrose e hemangioma.

Tomografia de membros superiores e inferiores: utilizada para lesões musculares, fraturas, tumores e infecções.

Tomografia de tórax: indicada para investigação de infecções, doenças vasculares, rastreamento de tumores e avaliação da evolução de tumores.

Como se preparar para o exame?

O preparo deve ser feito conforme orientação da clínica onde o exame será realizado. Geralmente a tomografia computadorizada é feita em jejum e pode ser utilizado o contraste iodado para que as imagens apareçam com maior nitidez. A duração varia entre 30 e 50 minutos.

Quer saber mais? Converse com os profissionais da São Lucas!

Pré-agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Pré-agende seu exame conosco. Ligue (47) 3249-2922.