6-6-dia-luta-queimadura-site

O que fazer em caso de queimaduras

Segundo informações do Ministério da Saúde, cerca de um milhão de pessoas sofrem queimaduras no Brasil a cada ano. Elas podem ser classificadas em 1º, 2º e 3º grau e uma mesma pessoa pode sofrer os três tipos em diferentes partes do corpo.

Queimaduras são lesões provocadas principalmente pelo calor, mas também podem ser causadas pelo frio, produtos químicos, radiações, eletricidade e fricções. Podem afetar a camada mais superficial da pele ou a mais profunda, chegando a comprometer músculos e ossos.

Queimaduras de 1º grau

Lesiona a camada mais superficial da pele, apresentando aspecto avermelhado, calor e muita dor. Faça compressas frias nas primeiras horas. Jamais coloque pasta de dente ou manteiga. Tome analgésico, se necessário, e use filtro solar para evitar manchas após a cicatrização.

Queimaduras de 2º grau

Neste estágio, as lesões geram grandes bolhas e muita dor. Em casos como este procure o atendimento médico mais próximo.

Queimaduras de 3º grau

Acometem todas as camadas, podem atingir músculos e causar deformidades graves. Requer internação hospitalar, pois é preciso retirar tecidos necrosados e tratar os ferimentos.

O que NÃO se deve fazer

-Passar pasta de dente, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha. Apenas água fria é permitida. Gelo também não pode.

-Furar as bolhas.

-Retirar a pele morta.

-Arrancar a roupa grudada na área queimada.

-Apertar o ferimento.

Pré-agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Pré-agende seu exame conosco. Ligue (47) 3249-2922.