Tecnologia e medicina diagnóstica estão associadas desde sempre. A evolução dos equipamentos é necessária exatamente para um diagnóstico cada vez mais precoce e preciso; e a qualidade e alta tecnologia dos aparelhos influenciam diretamente na eficácia dos tratamentos.
Raio-X: o começo de tudo
A descoberta do Raio-X, em 1895, pelo cientista alemão Wilhelm Conrad Röntgen é considerado o marco da história da medicina diagnóstica. Röntgen o descobriu por acaso, enquanto pesquisava sobre fenômenos de luminescência. A técnica foi se aperfeiçoando ao longo dos anos, e hoje é uma das principais formas de detecção de doenças, principalmente nas especialidades ortopédicas. Embora o Raio-X seja uma técnica amplamente difundida, foi por meio da incorporação tecnológica, com o uso da informática, que a medicina avançou no diagnóstico por imagem.
Diagnósticos computadorizados
A partir da década de 1960, um novo patamar foi atingido, com a incorporação dos aparelhos informatizados, que possibilitaram que os profissionais das áreas da saúde obtivessem imagens mais rapidamente e com qualidade superior. Como exemplo temos a tomografia computadorizada, um dos exames mais importantes do diagnóstico por imagem.
Atualmente, há exames que expõem o paciente a mínima radiação, como a densitometria óssea, que avalia a densidade nos ossos. A técnica facilita o diagnóstico da osteoporose, tornando seu acompanhamento mais seguro e a prescrição de tratamentos mais exata.
Softwares para visualização de imagens médicas
Hoje, os exames médicos de imagem estão amplamente integrados aos computadores. Com essa união é possível obter as imagens de Raio-X sem a utilização de filmes, em meio digital.
Os softwares têm se mostrado úteis tanto no sentido de disponibilizar rapidamente imagens como em captura mais rápida.
(Fonte: USP)
A São Lucas trabalha com equipamentos de alta tecnologia, por isso agende já o seu exame. Acesse a aba Agendamentos no menu superior ou ligue para: (47) 3249.2922.