Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de álcool, drogas e medicamentos.
Hepatite A – Sua transmissão ocorre pela ingestão de alimentos ou água contaminados ou pelo contato com pessoas contaminadas. A cura da Hepatite A evolui de forma espontânea em mais de 90% dos casos.
Hepatite B – A Hepatite B, também conhecida como “soro-homóloga”, é causada pelo vírus VHB, que pode ser adquirido pelo contato com sangue ou leite materno infectados. Além disso, a Hepatite B é uma doença sexualmente transmissível. Existe a Hepatite B aguda e a Hepatite B crônica. Para a Hepatite B aguda, não existe um tratamento específico, porém alguns medicamentos podem reduzir os sintomas. Já no caso da Hepatite B crônica, necessita-se de tratamento específico, como com medicamentos antivirais. Em casos de cirrose, é necessário fazer um transplante de fígado.
Hepatite C – A transmissão ocorre por meio do sangue contaminado – acidentes com material contaminado ou com a ingestão de drogas injetáveis. É considerada como a pior entre todas as hepatites e estima-se que, só no Brasil exista cerca de 1,5 milhão de pessoas infectadas.
Prevenção
Existem várias medidas que podem evitar a transmissão das hepatites virais:
• Usar preservativo em todas as relações sexuais;
• Exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings;
• Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure;
• Não usar lâminas de barbear ou depilar de outras pessoas;
• Não compartilhar agulhas e seringas.