Sua saúde e metabolismo mudaram. Você sente que depois de ingerir bebidas alcoólica o seu corpo não responde mais da mesma forma. Não é só impressão, a sua ressaca é cada vez pior com o passar do tempo.
Pra começo de conversa, vamos entender o que é a ressaca. As bebidas alcoólicas são tóxicas para o nosso corpo e precisam ser metabolizadas. A ressaca é a resposta desse movimento, onde acontecem uma série de sintomas que surgem quando o nosso fígado não consegue dar conta das suas tarefas, não concluindo o processo de metabolização do álcool. Esse processo é realizado em duas etapas: etanol se transforma em acetaldeído – substância tóxica responsável pelos sintomas da ressaca -, que vira acetato. Como o fígado acumula acetaldeído, a ressaca aparece.
Esse processo que o fígado desempenha, com o passar do tempo, se torna mais lento, com o fígado precisando de mais tempo para a desintoxicação e aumentando a concentração de acetaldeído no corpo. Além disso, outros fatores também podem influenciar, como o aumento de peso, o estresse da vida adulta, o uso de medicamentos que passamos a utilizar ao ficarmos mais velhos, entre outros.
Uma regra que vale para todas as idades: não ultrapasse o seu limite e sempre hidrate-se com água enquanto ingerir bebidas alcoólicas.