07-10-ressonancia-mama-blog

Ressonância Magnética das Mamas

A ressonância magnética (RM) das mamas possui um protocolo bem estabelecido para execução do exame, a fim de se obter o melhor desempenho diagnóstico. Requer utilização de bobina específica para as mamas e administração do meio de contraste (medicamento usado por via endovenosa que atua dando maior visibilidade a algumas imagens, atuando de forma ativa em um diagnóstico mais preciso).

Indicações para ressonância magnética (RM) de mamas:

Dentre as indicações para realização de RM de mamas, as principais são (seu médico saberá indicar este exame quando necessário):

- Avaliação de prótese de silicone (melhor método para caracterizar roturas); - Rastreamento em pacientes de alto risco;
- Avaliação pré-operatória em pacientes com CA de mama (principalmente carcinomas lobulares e multifocais/multicêntricos);
- Avaliação pós-quimioterapia neoadjuvante;
- Margem cirúrgica positiva após cirurgia conservadora;
- Linfadenopatia axilar metastática com tumor primário desconhecido;
- Achados mamográficos/ultrassonográficos inconclusivos.
Preparação para o Exame

Para agendamento recomenta-se jejum de 2 horas e será agendado 10 dias antes ou 10 dias depois do ciclo menstrual. De maneira geral, o exame de ressonância das mamas bem suportado pela paciente, já que a mesma permanece em decúbito ventral (barriga para baixo) durante a aquisição das imagens e não há compressão das mamas, diferente da mamografia.
Apesar do paciente ficar sozinho na sala durante o exame, o técnico estará vendo e ouvindo tudo que acontece dentro da sala de exame. Além disso, a paciente poderá se comunicar com o técnico, a qualquer momento, por meio de um botão de chamada, caso necessite alguma coisa.
Antes do exame, será solicitado que tire toda a roupa e vista um roupão de algodão sem partes metalizas, como zíper. Certifique-se de tirar todos os objetos metálicos, como grampos de cabelo, joias, próteses, brincos e piercings do corpo. Antes do exame o técnico perguntará se você tem algum objeto metálico no corpo.

Realização do Exame

Para a realização do exame o paciente deitará sobre uma mesa plana e estreita, onde o técnico poderá colocar cintos e almofadas para que se sinta mais confortável e impedir qualquer movimento durante o procedimento. A mesa, desliza dentro de um cilindro longo de modo que a área do corpo a ser examinada fica no meio do cilindro. É possível que o paciente sinta a área em estudo um pouco mais quente, mas é normal e não existem motivos para preocupação.
Durante a realização do exame pode ser solicitado à paciente prender a respiração ou manter partes do corpo imóveis. O equipamento pode emitir sons altos, quando o ímã é ligado e desligado. Oferecemos aos pacientes fones de ouvido com música para evitar que o paciente escute esses sons durante o exame. A realização do exame pode levar de 45 a 60 minutos.

Baseado em dados da Sociedade Americana de Câncer (18/08/2016)

Pré-agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Pré-agende seu exame conosco. Ligue (47) 3249-2922.