O aneurisma cerebral é uma dilatação anormal de uma artéria. A pressão do sangue força a região menos resistente da parede da artéria e dá origem a uma espécie de bexiga, que pode ir crescendo lentamente e de forma progressiva, correndo o risco de se romper e causar uma hemorragia.
Na maioria dos casos, os episódios de rompimento da artéria e sangramento ocorrem a partir dos 50 anos, afetando principalmente as mulheres e tornando-se mais comuns à medida que a pessoa envelhece.
As causas do aneurisma podem ser predisposição familiar (15% das pessoas com a doença pertencem a uma família com incidência), hipertensão arterial, diabetes, cigarro e álcool.
A enfermidade costuma ser assintomática, mas em situações graves, os sintomas mais evidentes são dor de cabeça súbita, náuseas, vômitos, perda da consciência e sangramentos que, se forem abundantes, podem ser fatais.
Fique atento: dor forte, que surge repentinamente, seguida de enjoos e vômitos é sinal de necessidade urgente de atendimento médico-hospitalar. Informe seu médico sobre a ocorrência de casos de aneurisma na sua família, isso pode ajudar no diagnóstico.