18-4-endometriose-site

Sintomas da endometriose

O endométrio é uma mucosa que reveste a parede uterina. Todos os meses ele fica mais espesso para que um óvulo seja fecundado e, quando isso não ocorre, ele é expelido. Entretanto, essa mucosa pode se mover e parar nos ovários ou na cavidade abdominal, causando a lesão endometriótica que tem como sintoma as dores intensas.

A doença afeta hoje cerca de seis milhões de brasileiras. De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, entre 10% a 15% de mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos) podem desenvolvê-la e há 30% de chance de que fiquem estéreis.

Sintomas

Quando os sintomas da endometriose aparecem, merecem atenção. Uma delas é a cólica menstrual que, com a doença, pode se intensificar a ponto de impedir que a mulher realize suas atividades habituais. Também pode ocorrer dor intensa durante as relações sexuais. Sangramentos intestinais e urinários acontecer durante a menstruação. Dificuldade para engravidar é outro indicativo da doença.

Exames Diante da suspeita de endometriose, o exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico, que pode ser confirmado pelos seguintes exames laboratoriais e de imagem: visualização das lesões por laparoscopia, ultra-som endovaginal, ressonância magnética e um exame de sangue chamado marcador tumoral CA-125, que se altera nos casos mais avançados da doença. Em qualquer um desses exames o médico ginecologista deve ser consultado.

Pré-agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Pré-agende seu exame conosco. Ligue (47) 3249-2922.