Esse método utiliza raios x para realização de imagens do nosso corpo. Ao contrário do Raio-X convencional, que faz imagem panorâmica da parte do corpo a ser examinada, a TC reproduz imagens em “fatias”, que são dispostas na tela de um computador e depois fotografadas. Assim, torna-se possível retratar as partes do corpo em três dimensões. Rápido e totalmente indolor, tem duração aproximada entre 5 e 30 minutos, dependendo da parte do corpo a ser estudada.

TC cardíaca/coronariana

É um exame rápido e minimamente invasivo para avaliar os vasos sanguíneos que suprem o músculo cardíaco (as artérias coronarianas). A angiotomografia coronariana permite que o seu médico veja se desenvolveu ou não placa nas artérias coronárias (placas calcificadas, mistas ou não calcificadas), que podem resultar em redução luminal que diminui a chegada de sangue (oxigênio) no músculo cardíaco. Isso pode promover angina (dor precordial) ou aumentar o risco de um futuro infarto do miocárdio.

O exame é especialmente útil para decidir se as artérias coronárias são ou não a causa de desconforto no peito ou falta de ar. Além disso, a angiotomografia coronariana é capaz de encontrar tanto estenoses coronarianas severas como qualquer acúmulo de placas nas artérias coronárias, que podem não estar causando estreitamento grave no momento, mas podem levar a problemas cardíacos no futuro.

É uma técnica não invasiva, que utiliza raios x para obter imagens do corpo. Com o eletrocardiograma, o ritmo cardíaco do paciente é registrado durante o exame de angiotomografia coronariana para que as imagens possam ser sincronizadas com o movimento do coração (sístole e diástole). Durante a angiotomografia coronariana, o contraste é injetado por uma bomba infusora em uma veia periférica (normalmente no braço) para que as artérias coronárias possam ser vistas após alguns segundos. Alguns pacientes podem sentir uma sensação de calor quando o contraste é injetado. Reações alérgicas ao contraste ocorrem muito raramente e todas as precauções serão tomadas a esse respeito. Não hesite em perguntar para a equipe que irá realizar o seu exame ou para o seu médico.

TC score de Cálcio

O escore de cálcio coronariano (CAC) é obtido por meio de tomografia de tórax sem contraste com baixa dose de radiação acoplada a eletrocardiograma. O exame tem como objetivo a identificação da carga de aterosclerose associada à presença de cálcio na topografia das artérias coronárias.

Angiotomografia

É um exame de diagnóstico rápido que permite a visualização de placas de gordura ou cálcio no interior das veias e artérias do corpo, utilizando modernas técnicas de reconstrução em 3D, muito útil na doença coronariana e cerebral, mas que também pode ser solicitada para avaliar vasos sanguíneos em outras partes do corpo.

A angiotomografia serve para observar nitidamente a parte interna e externa, diâmetro e comprometimento dos vasos sanguíneos, evidenciando com clareza a presença de placas de cálcio ou de placas de gordura nas coronárias, e também serve para visualizar com clareza o fluxo sanguíneo cerebral, artérias pulmonares, aorta torácica, abdominal, artérias renais, ilíacas, vasos dos MMSS e MMII ou em qualquer outra área do corpo.

Protocolo de Lyon

É uma tomografia computadorizada focada no joelho que analisa as anormalidades ou instabilidade articular entre a patela e a tróclea (local do fêmur que articula com a patela), assim como a relação das estruturas do joelho com quadril e tornozelo. A instabilidade na articulação patelofemoral é um dos problemas mais frequentes da articulação do joelho, sendo mais comum em mulheres.

A característica mais comum da doença é a sensação de que o joelho vai deslocar a cada momento. Esse sintoma varia com o grau de instabilidade.

Neste processo são efetuadas várias medições entre as quais se destacam a medição do TA-GT (distância da tuberosidade anterior da tíbia à garganta troclear), a báscula e o desvio externo da patela (ou rótula), tanto com o joelho em extensão, quanto em vários graus de flexão.

Este tipo de exame foi descrito pela escola francesa de Lyon (por isso esse nome). Por meio desse exame é possível determinar valores desenvolvidos para definir o encaixe da patela no plano coronal e o formato ósseo da patela em diferentes graus de flexão e em contração muscular. Esse protocolo emite um resultado mais detalhado do grau de instabilidade no joelho de forma a contribuir com um diagnóstico médico preciso e um tratamento eficiente.

AMIL

ASSEFAZ

ASPMI

BRADESCO

CLINIPAM

CASSI

DELEGACIA DA CAPITANIA DOS PORTOS

FUNSERVIR

GEAP

LIFE SAÚDE

LIFEDAY

MEDISERVICE

MEDPREV

PARANÁ CLÍNICAS

PREMIUM SAÚDE (CDL)

PETROBRÁS

PLADISA

POSTAL SAÚDE

REDE QUALIS

SECRETARIA DE SAÚDE DE ITAJAÍ

SC SAÚDE

SAÚDE CAIXA

SECRETARIA DE SAÚDE DE PENHA

SECRETARIA DE SAÚDE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

SOLUMEDI

SECRETARIA DE SAÚDE DE ITAPEMA

SULAMERICA

UNIMED

VALEMED

Pré-agende agora seu exame!

Aqui você pode pré-agendar exames e conferir seus resultados com mais rapidez e conforto.
Basta clicar no botão abaixo e seguir os passos. É fácil e rápido.