19-3-vai-viajar-site

Vai viajar? Saiba quais as vacinas exigidas em diferentes países

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia - CIVP é o documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional. Entre as vacinas recomendadas mundialmente estão: a tríplice viral, contra os vírus do sarampo, rubéola e caxumba; vacinas contra a difteria, tétano, hepatite B e coqueluche; e a vacinação anual contra a influenza, o vírus que causa a gripe.

O Plano Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, atualmente oferece de graça 27 vacinas a toda a população, de todas as faixas etárias. Essas vacinas combatem sarampo, caxumba, rubéola, tétano, tuberculose, febre amarela, difteria, coqueluche, poliomielite, influenza e HPV. No entanto, as vacinas têm validade de dez anos e possivelmente a pessoa terá que tomar uma segunda dose antes de viajar ao exterior.

Américas – A principal demanda é com relação à vacina contra a febre amarela, que é exigida para se entrar em vários países da América do Sul, como Brasil e Bolívia; da América Central, como Panamá, mas não é obrigatória nos EUA e no Canadá. E atenção: é necessário ter tomado a vacina pelo menos dez dias antes da viagem.

África e Ásia – A vacina contra a febre amarela também é exigida em todos os países desses continentes.

Europa - O continente europeu vive um surto de sarampo em pelo menos 19 países, sendo Grécia, Romênia, França e Itália os países mais afetados. Diante disso, leis aprovadas na França, Alemanha e Itália obrigam pais a vacinarem suas crianças contra este vírus. Adultos que não tomaram a vacina também precisam ser imunizados.

Pré-agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Pré-agende seu exame conosco. Ligue (47) 3249-2922.