outubro-rosa-site

Vem aí o Outubro Rosa – a importância da prevenção

O Outubro Rosa se aproxima e a São Lucas está engajada na luta contra o câncer de mama. Adesivos, bottons e ações internas para envolver os colaboradores já estão em pauta na São Lucas. Divulgar a importância do autoexame das mamas é primordial, bem como as mamografias para todas as mulheres a partir dos 40 anos.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, em 1990. O nome remete à cor do laço rosa que foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (e que acontece até hoje). Na época, vários Estados americanos faziam ações isoladas referentes à prevenção ao câncer de mama – sempre em outubro. O Congresso oficializou a campanha em 1997. Foi também os Estados Unidos que iniciaram a ação de iluminar de rosa monumentos e prédios públicos durante todo o mês de outubro – ato que expandiu o Outubro Rosa internacionalmente, se tornando uma leitura visual e compreendida em todos os cantos do planeta.

O Outubro Rosa alcançou o Brasil em 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. A iniciativa foi de um grupo de mulheres com apoio de uma empresa de cosméticos. Porém, foi somente em 2008 que o movimento ganhou força no país. Em maio daquele ano, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, de Santos, em preparação para o Outubro Rosa, iluminou a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama comemorado todo terceiro domingo do mês de maio.

Essa ação surgiu para incentivar que outras cidades apoiassem a causa. E deu resultado. Em outubro de 2008 diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios e passaram a fazer ações intensas de prevenção em seus respectivos municípios.

Prevenção e tratamento

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, sendo raro em homens. Normalmente a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Por isso o principal ponto no Outubro Rosa é o incentivo ao autoexame. Entretanto, os nódulos nem sempre podem ser sentidos, sendo fundamental a realização de exames de imagem, a mamografia. Ela deve ser feita por mulheres entre 40 e 69 anos com um intervalo de um a dois anos. Procure um médico especialista!

O câncer de mama possui significativos índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto precocemente. Apesar de muitas vezes o câncer de mama não possuir causa específica, pode-se adotar hábitos saudáveis para preveni-lo: alimentar-se com alimentos de origem vegetal, evitar embutidos e o consumo excessivo de carne vermelha. Atividades físicas e hábitos saudáveis de vida, como não fumar nem ingerir bebida alcoólica também ajudam a evitar a doença.

Fonte: Ministério da Saúde

Pré-agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Pré-agende seu exame conosco. Ligue (47) 3249-2922.