10-5-lupus-site

Você sabe o que é lúpus?

Lúpus é uma doença crônica inflamatória autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro, podendo levar a óbito se não for tratado adequadamente. Doenças autoimunes são aquelas em que o sistema imunológico da pessoa ataca tecidos saudáveis do próprio corpo.

Os sintomas podem surgir de repente ou se desenvolver lentamente. Também podem ser moderados ou graves, temporários ou permanentes. Entretanto, a maioria dos pacientes com lúpus apresenta sintomas moderados que surgem esporadicamente, em crises, nas quais os sintomas se agravam por um tempo e depois desaparecem. Há uma grande dificuldade em diagnosticar a doença, porque os sintomas podem variar muito de pessoa para pessoa e mudam com o passar do tempo, confundindo, muitas vezes, com sinais de outras doenças. O diagnóstico pode ser feito a partir de resultados de exames de sangue, urina e dos sintomas clínicos apresentados ao médico durante o exame físico.

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas do lúpus podem ser aparecimento de lesões na pele, sensibilidade à luz do sol e queda de cabelo acentuada. Quando sistêmica – atingindo órgãos e tecidos – pode ocorrer febre, dor nas articulações, fraqueza e febre, na maioria das vezes acometendo mulheres jovens em idade fértil. A medicina e a ciência ainda não encontraram uma cura, mas o tratamento, quando aplicado de forma adequada, pode controlar e até fazer desaparecer os sintomas da doença. É possível levar uma vida normal, desde que haja acompanhamento e tratamento corretos.

Pré-agende seu exame

Na São Lucas você encontra exames e diagnósticos de alta precisão. Pré-agende seu exame conosco. Ligue (47) 3249-2922.